PUBLICIDADE

Estudo mostra que cachorros têm memória de 2 minutos

Pesquisa com 25 espécies diferentes evidenciou que cães esquecem de fatos por volta de 120 segundos

27 fev 2015 - 18h59
(atualizado às 19h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Se você é do tipo que tenta adestrar o seu cão, mas não consegue de jeito nenhum, eis um possível motivo para o fracasso: um recente estudo mostrou que 25 espécies diferentes de animais têm a memória a curto prazo, em média, de 27 segundos, mostrou uma matéria do Daily Mail. 

<p>Cachorro tem memória a curto prazo de apenas 2 minutos </p>
Cachorro tem memória a curto prazo de apenas 2 minutos
Foto: Reprodução

Siga Terra Estilo no Twitter

O melhor amigo do homem se sai até muito bem se comparado ao restante: ele lembra de coisas recentes por até dois minutos. O chimpanzé, que gerou expectativa pelo resultado, recordou-se de fatos apenas por 20 segundos, pior até que o rato. Os animais envolvidos no estudo foram dos mais variados - de pombas a golfinhos.

Liderado por Johan Lind, do Centro para o Estudo da Evolução Cultural na Universidade de Estocolmo, na Suécia, o estudo mostrou que os animais conseguem reter informações que os mantêm vivos. Por exemplo, onde está um pedaço de comida que ele guardou. 

Para a pesquisa, animais eram colocados em contato com algum tipo de estímulo, como um ponto vermelho. Este ponto desaparecia e depois de um tempo surgiam dois estímulos: um igual ao anterior e um diferente, como um quadrado preto. O animal era recompensado se escolhesse o estímulo que apareceu as duas vezes. 

Em entrevista a National Geographic, Victoria Templer, psicóloga da Universidade de Providence, em Rhode Island, atentou ao fato dos macacos não terem tido um bom desempenho. "O estudo nos lembra que a evolução não é uma escada unidirecional de melhoria com os seres humanos no topo e os macacos logo atrás", disse.  

Grau de inteligência dos cães Grau de inteligência dos cães

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade