PUBLICIDADE

Dos ovos ao coelho: conheça os símbolos pascais

28 fev 2013 - 15h13
(atualizado em 4/3/2013 às 10h41)
Compartilhar
Exibir comentários

A Páscoa é uma das maiores e mais importantes festas cristãs, em que se comemora a ressurreição de Cristo depois de sua morte pela crucificação. Por isso, muitos simbolismos desta comemoração carregam as características de renovação, celebração da vida, renascimento e salvação. A maioria deles é resultado de anos de misturas de tradição de diferentes culturas. Assim, alguns símbolos da Páscoa possuem influências cristãs, mas também pagãs e judaicas, que mudam de acordo com o país onde é celebrada a data.

Para entender um pouco mais sobre esses símbolos tão característicos dessa época do ano, selecionamos alguns dos mais importantes para a data. 

Ovos de Páscoa

Um dos maiores símbolos da Páscoa, os ovos fazem sucesso entre as crianças. Mas, antes mesmo de existir sua versão de chocolate, os ovos de galinha sempre carregaram um forte simbolismo de nascimento e vida, primeiro para as religiões pagãs e depois para o Cristianismo. A tradição sempre foi trocar ovos pintados como forma de desejar prosperidade para o semelhante ou brincar de procurar ovos escondidos, costume que ainda perdura em países como França e Estados Unidos. No Brasil, o mais comum é trocar ovos de chocolate, costume que surgiu apenas no século 19.

Coelho

Outro símbolo muito forte durante a data, o coelho é um animal que se reproduz rapidamente e gera muitos filhotes por ninhada, por isso é considerado um emblema de fertilidade e nascimento, não apenas ligados ao Cristianismo e a Páscoa, mas também ao judaísmo e religiões da Antiguidade. A tradição do coelhinho da páscoa foi trazida para a América pelos alemães entre os séculos 17 e 18.

Colomba Pascal

A Colomba é um alimento típico da Páscoa. Em forma de pomba da paz, esse bolo é muito parecido com o panetone e também tem origem na Itália. Para os cristãos, ele simboliza a vinda do Espírito Santo. Ainda não é muito comum no Brasil, mas está disponível nos mercados e aos poucos começa a ter espaço na mesa do domingo de Páscoa.

Peixe

O peixe é um dos símbolos mais significativos para o Cristianismo. A maioria dos lares substitui o consumo de carne por peixe na sexta-feira da Paixão, que precede a Páscoa, como uma referência a crucificação de Cristo. Essa abstenção da carne foi instituída pelo Papa Pio XII, a partir 1951. O peixe também é lembrado como objeto de milagres executados por Jesus Cristo, além de ter sido um alimento compartilhado com seus semelhantes.

Quaresma

É assim chamado um período de 40 dias que precede a Páscoa. Esse período é considerado importantíssimo para a comunidade cristã, em que os serviços religiosos servem como preparação para a celebração da festa pascal. Quem segue a risca os preceitos religiosos referentes a esse período pratica o jejum, faz orações diárias, caridade e não consome carne.

Cordeiro

Considerado o símbolo mais antigo da Páscoa, o cordeiro representa a libertação. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertação da escravidão do Egito. Para os cristãos, o próprio Jesus Cristo é considerado um cordeiro, chamado de Cordeiro de Deus.

Círio Pascal

Quem costuma ir às missas de Páscoa já deve conhecer o Círio Pascal. É uma longa vela que representa a Luz de Cristo para a religião cristã. Nela, estão gravadas as letras do alfabeto grego "alfa" e "ômega", que carregam o significado: Deus é princípio e o fim. Os algarismos do ano também são gravados no Círio Pascal.

Fonte: Agência Hélice
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade