PUBLICIDADE

Xixi fora de hora? Saiba como evitar o problema com seu pet

Entenda melhor o que causa o xixi fora de hora do seu cão e conheça técnicas para resolver este problema

14 abr 2014 - 12h20
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

Para muitos donos de pets, ver seus cães fazerem xixi quando eles ou visitas chegam em casa não é algo incomum. No entanto, além de esse tipo de comportamento poder ter muitas motivações diferentes, ele também pode ser controlado por meio da aplicação de uma série de técnicas variadas, acabando com a necessidade de ter que se preocupar em limpar a casa o tempo todo.

Embora esse descontrole urinário ocorra com mais frequência em cães filhotes, isso não impede que cachorros já adultos também passem por esse tipo de problema; tendo em vista que o principal fator que desencadeia esses episódios é a emoção do animal – que pode não segurar o xixi ao se assustar, ou mesmo, se empolgar demais com a chegada do seu querido dono em casa.

Em muitos casos, os proprietários mais desavisados podem punir seus pets pelo acidente, mas isso não serve de nada para controlar o animal e pode fazer com que ele fique ainda mais nervoso, repetindo o comportamento em função da ansiedade e do medo.

O importante para que o problema seja solucionado é que o dono do cão seja paciente e bem informado sobre as causas que motivam esse tipo de ação, podendo, desta forma, encontrar formas concretas de condicionar o animal a se controlar e acabar com o hábito. Para que isso seja possível, há três medidas essenciais que os donos devem tomar, descritas a seguir:

Não incentive o entusiasmo exagerado do pet

A chegada do dono em casa é um dos principais gatilhos para que o xixi fora de hora ocorra, e isso por que o animal se anima demais ao encontrar seu proprietário e receber carinhos. Para evitar os problemas, entrar em casa sem cumprimentar o cão pode ser uma boa opção para acalmá-lo, evitando a animação inicial do animal em lhe ver e deixando para enchê-lo de carinhos apenas algum tempo depois de ele já ter percebido a sua presença no ambiente.

Fale baixo e fique ao alcance

Quando for interagir com o cão, procure falar baixo e manter sua mão onde ele possa alcançá-la, evitando que ele pule demais para ficar próximo de você ou que fique muito animado (ou assustado) ao lhe ouvir falando alto demais. Isso não significa que você não deva lhe encher de amor, mas que deve evitar fazer ‘festa’ demais nesse primeiro momento, quando o xixi fora de hora costuma aparecer.

Consulte um veterinário

Esse tipo de problema é muito mais comum em cachorros filhotes (com idade até sete meses) e, quando um cão adulto continua sofrendo por este comportamento, a motivação dele pode não ser emocional, e sim física. Diferentes problemas urinários (como infecções e inflamações, por exemplo) podem causar o descontrole da bexiga do cão e, nestes casos, a solução pode estar no uso de medicamentos que acabem com o problema, e que só podem ser prescritos com segurança por um profissional veterinário.

Acesse o link e saiba onde encontrar serviços e profissionais do mundo pet.

Fonte: Dr. Fábio Toyota (CRMV – SP 10.687), Médico Veterinário formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – Unesp e responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Toyota é integrante da equipe de veterinários do portal CachorroGato.

<a data-cke-saved-href="http://mulher.terra.com.br/comportamento/raca-de-caes/" href="http://mulher.terra.com.br/comportamento/raca-de-caes/">veja o infográfico</a>
Cachorro Gato
Compartilhar
Publicidade
Publicidade