PUBLICIDADE

TPM e cio animal: entenda o ciclo de gata e cadelas

Saiba como funciona o cio das cadelas e gatinhas e entenda as causas de comportamentos tão alterados

23 out 2014 - 11h56
(atualizado às 13h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: nickpo / iStock

Quem tem uma gatinha ou cadela em casa já sabe que, de tempos em tempos, elas passam pelo cio – processo que provoca (além da oportunidade para a cruza) uma série de alterações hormonais e comportamentais nestes animais. No entanto, boa parte dos novos donos de pets fêmeas, mesmo já tendo uma ideia sobre os ciclos, não sabem muito bem como lidar com esse tipo de situação.

Siga Terra Estilo no Twitter

Para as cadelas, o primeiro cio chega, geralmente, entre o seu sexto e o seu décimo mês de vida; repetindo-se a cada cerca de seis meses. Durando, em média, de 15 a 20 dias, o cio das cachorrinhas provoca sintomas bastante característicos que incluem sangramentos e corrimentos vaginais e, em alguns casos, um aumento significativo na quantidade de urina da pet.

O fim do período em que ocorre o sangramento da cadela indica o começo da sua ovulação e, portanto, o seu período fértil, sendo o mais indicado para a cruza, caso seja do desejo de seus tutores receber novos filhotes em casa. É nesta época que a cachorrinha começa a exalar cheiros fortes para atrair os machos para o acasalamento e quando há uma chance maior de que a pet ceda às investidas dos cães. Portanto, caso a geração de ninhadas não seja o objetivo dos donos da cadelinha, é preciso ficar de olhos bem abertos para manter os machos afastados.

No caso das gatas, entretanto, os sintomas físicos são praticamente nulos. As felinas indicam que estão tendo o seu ciclo por meio de mudanças comportamentais bastante características. Miados extremamente altos e mudanças bruscas na forma de agir (sendo que a pet pode tanto se tornar muito manhosa como um tanto agressiva) são os principais sinais de que o período chegou, alertando os donos da gatinha sobre o fato de que, em breve, ela começará a se esfregar nos móveis e nas pessoas da casa com uma grande frequência.

A vontade da felina em sair de casa aumenta muito durante essa fase e, da mesma forma que as cadelas exalam odores fortes para chamar os machos, as gatas soltam jatos de urina com cheiro intenso e miados altíssimos (que podem até ser comparados ao choro de bebês) para atrair os gatos para a cruza.

Geralmente, o cio das felinas ocorre até os seus primeiros dez meses de idade, repetindo-se a cada cerca de dois meses e com duração de até sete dias. Diferentemente das cadelas, a ovulação das gatas só começa, imediatamente, após o acasalamento, o que faz com que, em alguns casos, a fertilização precise de mais algumas tentativas para ocorrer.

Para os tutores que não desejam a presença de mais filhotes e pets em casa, no entanto, o mais indicado é que seja realizado o processo de castração nas fêmeas. Esse procedimento pode ser realizado até mesmo antes que a cadela ou gatinha tenha tido o seu primeiro cio. O período ideal para que essa cirurgia simples e importante seja feita deve ser indicado por um médico veterinário profissional.

Acesse o link e saiba onde encontrar clínicas veterinárias com todo o suporte para castrar ou atender a sua pet no cio.

Por Priscila Franco - Matéria validada pelo Dr. Ricardo Tubaldini (CRMV – SP 23.348), Médico Veterinário formado pela Universidade Paulista e Cirurgião Geral e Ortopedista em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Tubaldini é Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato.

Signos e Cães Signos e Cães

Cachorro Gato
Compartilhar
Publicidade
Publicidade