PUBLICIDADE

'Tosadora' russa conta o estilo mais pedido para os pets

A groomer russa Olga Zabelinskaya apresenta seminário na PET Rio Expo e fala sobre a profissão e o ramo de tosa nos dias atuais

26 mar 2014 - 20h24
(atualizado em 27/3/2014 às 10h52)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A russa Olga Zabelinskaya está no Brasil pela segunda vez</p>
A russa Olga Zabelinskaya está no Brasil pela segunda vez
Foto: Tiago de Paula Carvalho / Cachorro Gato

A russa Olga Zabelinskaya é uma groomer - profissional especializada em tosa. Ela está no Brasil para liderar o Seminário Groomer, na PET Rio Expo, que acontece até esta quarta-feira (27), na capital fluminense. Parte do Groom Team USA - grupo composto pelos melhores profissionais da tosa nos Estados Unidos – Olga falou o CachorroGato sobre a profissão e as tendências atuais na tosa durante a sua passagem pela feira. Confira a seguir.

Estilo mais pedido

Zabelinskaya elegeu o estilo asiático (também conhecido como Japanese Style) como o tipo de tosa mais pedido nos dias de hoje. A popularidade é em função da própria estética envolvida no processo – focada em deixar os cães o mais fofinhos possível. “Nesse tipo de tosa, o foco é nas orelhas e no focinho bufante, dando um ar fofo aos cães que chamamos de ‘Donut Face’”, explica, em uma alusão aos doces tão famosos na América do Norte.

Trabalho ficou mais rápido

“O tempo que levávamos para fazer um trabalho de tosa há dez anos é o mesmo tempo em que fazemos até três nos dias de hoje. As máquinas de tosa, além de mais leves, se tornaram muito mais eficientes – e a quantidade de adaptadores de tamanho para o corte da pelagem que existe hoje permite que façamos estilos cada vez mais precisos, rápidos e sem que haja a chance de machucar o pet”, conta Olga.

Cachorros coloridos

groomer afirma que, embora esse tipo de técnica não faça parte do seu trabalho dentro de competições, ele é bastante requisitado no dia a dia. Quando realizado da maneira correta e com os produtos adequados, não causa tipo algum de dano à pele ou à pelagem dos pets, explica ela.

“Jamais descolorimos a pelagem dos cães para fazer esse tipo de tintura e, em muitos casos, os produtos usados são os mesmo direcionados para crianças que gostam de brincar de colorir os cabelos. Formulados para não agredir os pequenos – em forma de sprays e canetas de colorir, por exemplo - estes produtos também podem ser usados em animais sem que haja qualquer tipo de reação”, diz Olga.

Além desse tipo de produto, muitas ferramentas do mundo da tosa têm apresentando grandes inovações ao longo da última década, propiciando um trabalho mais rápido, seguro e eficiente para os profissionais da área.

<p>Pet da russa Olga Zabelinskaya, na PET Expo Rio</p>
Pet da russa Olga Zabelinskaya, na PET Expo Rio
Foto: Tiago de Paula Carvalho / Cachorro Gato
Os pets da groomer

“Tenho quatro cães Poodle em casa, e eles e os Bichon Frise são duas das raças com as quais mais gosto de trabalhar”, contou Olga. Formada em engenharia e direito na Rússia, a profissional se mudou para os Estados Unidos em 2000, embarcando no mundo da estética animal para ter estabilidade no país.

Apaixonando-se pela profissão, ela passou a se especializar cada vez mais, até que seu trabalho passou a ser premiado em competições do segmento, abrindo espaço para que se tronasse um dos membros do seleto grupo que forma o Groom Team USA. “Prefiro trabalhar com animais a pessoas. Só há maus donos, nunca maus cães”, disse.

Mercado pet no Brasil

Visitando o Brasil pela segunda vez (tendo realizado palestras nas cidades de São Paulo e Florianópolis há alguns anos), a groomer destaca o quanto o nosso mercado é importante para o setor pet, apontando-o como um dos que mais evolui em todo o mundo – tanto no que se refere à tosa e estética animal como no aspecto que aborda cuidados de higiene como os bichinhos de estimação.

“Sempre digo aos profissionais que conheço para ficarem de olho no mercado pet do Brasil. Esse é um dos poucos lugares onde já encontrei estabelecimentos pet que funcionam 24 horas durante todos os dias da semana. E isso sem contar a preocupação e os cuidados que os donos brasileiros costumam ter com seus cães; levando-os para banhos semanais e tosas com bastante frequência. Por incrível que pareça, esse tipo de cuidado, nessa frequência, é algo extremamente raro no universo pet”, conclui Olga.

Cachorro Gato
Compartilhar
Publicidade
Publicidade