PUBLICIDADE

Terapias alternativas para cães e gatos ganham espaço

Saiba de que forma as terapias alternativas, como acupuntura e florais, podem ajudar os animais de estimação doentes

1 set 2014 - 12h22
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: monels / Getty Images

Os avanços da medicina veterinária foram muitos ao longo dos últimos anos, ajudando a salvar a vida de pets que, há pouco tempo atrás, não teriam tantas chances de cura. No entanto, as terapias alternativas também têm feito cada vez mais parte do universo dos animais, sendo que a acupuntura e o uso de florais são as técnicas que mais se destacam nesse quesito.

Siga Terra Estilo no Twitter

Embora esse tipo de terapia ainda tenha que enfrentar uma série de preconceitos – tanto no que se refere à medicina humana como à que cuida dos animais – a acupuntura e os florais podem ser de grande ajuda nos mais variados sentidos para os processos de reabilitação de pets. Porém, vale a pena lembrar que, de acordo com os profissionais veterinários que têm alguma familiaridade com tais terapias, elas jamais devem ser utilizadas como única ou principal forma de tratamento, mas sim, como um complemento.

No caso da acupuntura, por exemplo, já é sabido que a técnica pode ser de grande auxílio em tratamentos de cães com problemas respiratórios, doenças dermatológicas, neurológicas, do sistema reprodutivo, musculares ou relacionadas à estrutura óssea do animal. Ela é cada vez mais utilizada pelos profissionais que atuam no ramo de fisioterapia veterinária como um complemento extremamente eficaz em processos de recuperação.

Enquanto a acupuntura é capaz de aliviar sintomas e promover um equilíbrio maior na saúde do animal, os florais atuam de uma forma diferente, podendo ajudar os pets em questões mais ligadas ao comportamento animal.

Em função disso, nos dias de hoje já é possível encontrar florais formulados para acalmar os cães com hiperatividade, auxiliar terapias contra a depressão animal, ajudar em processos de adaptação a novos ambientes, fazer com que diminuam a quantidade de latidos e até para que se comportem melhor, bastando, para isso, que o dono do pet pingue algumas gotinhas (geralmente, de oito a dez) da substância na água que será oferecida ao animal.

Além de servir como uma ótima ferramenta de auxílio no tratamento das mais variadas enfermidades e problemas comportamentais, as terapias alternativas também contam coma  grande vantagem de não representar qualquer tipo de risco de efeito colateral para o animal. Elas oferecem uma oportunidade para que os processos de recuperação e cura dos animais de estimação não tenham que ser feitos com o uso de tantos medicamentos alopáticos.

Além de já contar com profissionais especialistas no mercado pet, as terapias alternativas para cães e gatos também costumam ser oferecidas em estabelecimentos com uma gama maior e mais variada de serviços para animais de estimação, como no caso dos spas para pets, que além de contar com opções de banho, tosa e grooming, também destacam serviços que contribuem para um maior equilíbrio e relaxamento dos animais atendidos.

Clique no link e fique por dentro das empresas pet que oferecem serviços de acupuntura para cães e gatos.

Matéria validada pelo Dr. Ricardo Tubaldini (CRMV – SP 23.348), Médico Veterinário formado pela Universidade Paulista e Cirurgião Geral e Ortopedista em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Tubaldini é Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato.

Curso de patologia veterinária de cães e gatos Curso de patologia veterinária de cães e gatos

Aprenda um pouco mais sobre a saúde de cães e gatos e saiba como cuidar melhor do seu amiguinho. Curso certificado pelo MEC, matricule-se já

Cachorro Gato
Compartilhar
Publicidade
Publicidade