PUBLICIDADE

Síndrome em gatos causa convulsão provocada por barulho

Problema costuma afetar gatos com, em média, 15 anos, mas há casos que começam aos 10

28 abr 2015 - 13h20
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: iStock

Gatos mais velhos podem sofrer convulsões ao ouvir barulhos agudos e metálicos, como os de chaves chacoalhando, colher de metal tocando um prato e até mesmo das teclas do computador. A condição rara acaba de ser descoberta por veterinários britânicos e recebeu o apelido de “síndrome de Tom e Jerry”, como referência aos movimentos bruscos do gato Tom ao ouvir ruídos do rato Jerry. Os dados são do jornal Daily Mail.

O problema foi identificado pelo International Cat Care, após muitas queixas. Então, três veterinários britânicos compilaram evidências de que a “síndrome de Tom e Jerry”, cujo nome científico é Crise Reflexa Audiogênica de Felinos, realmente existe e que há um medicamento que pode tratar eficazmente o problema. As conclusões foram publicadas no Journal of Feline Medicine and Surgery.

A partir de relatos de 96 donos de gatos, descobriram que as convulsões, das mais leves às mais longas, deixando até o animal inconsciente por algum tempo, podem realmente ser ocasionadas pelos ruídos. O problema costuma aparecer, em média, aos 15 anos, mas, em alguns casos, começam aos 10. 

A equipe descobriu que o levetiracetam, um medicamento para epilepsia, mostrou-se eficaz no tratamento. “A nossa experiência é que ele pode livrar completamente um gato desses ataques induzidos por som”, disse o pesquisador-chefe Mark Lowrie, do Davies Veterinary Specialists. 

Grau de inteligência dos cães Grau de inteligência dos cães

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade
Publicidade