PUBLICIDADE

Seu cão é desobediente? Saiba como resolver o problema

Conheça as diferenças entre o trabalho de adestramento e de comportamento animal e saiba qual é o profissional certo para resolver as questões do seu pet

12 ago 2014 - 09h01
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

Repleto de personalidades e características diferentes, o mundo canino destaca animais com as mais variadas particularidades, e não é raro que alguns problemas de comportamento e obediência se desenvolvam a longo da vida dos cães. No entanto, o mercado pet dos dias de hoje também conta com profissionais especializados em segmentos bastante específicos, e que podem ajudar os donos de pet a controlar e ensinar seus amiguinhos por meio de técnicas simples e de grande eficiência.

Siga Terra Estilo no Twitter

Latidos frequentes, pulos constantes em pessoas desconhecidas, agressividade e mordidas são apenas alguns dos problemas de uma grande lista que pode aparecer na vida de um cãozinho de estimação – e quem tem um pet em casa sabe o quanto esse tipo de comportamento pode ser prejudicial, tanto para o animal como para os donos, que acabam buscando adestradores profissionais para solucionar tais questões.

No entanto, embora o adestrador seja o profissional procurado para atender a essa demanda em alguns casos, nem sempre ele é o mais indicado. Enquanto os especialistas em comportamento animal exercem funções bastante diferentes do adestramento, e são os verdadeiros responsáveis pelo condicionamento de pets que demonstram problemas que envolvem manias, manhas ou hábitos adquiridos ao longo da vida, os adestradores são os profissionais que dominam técnicas para que o pet obedeça a determinados comandos e compreenda quando uma ordem do dono é direcionada a ele.

Pode parecer confuso, mas, na realidade, é tudo bem simples: quando o seu pet estiver se comportando de maneira agressiva ou indesejada (em relação a você ou com outras pessoas), o especialista indicado é o que atua com o comportamento do pet. O trabalho dele inclui a observação da sua interação (e de quem mais fizer parte da sua família) com o animal na busca de identificar as atitudes que possam provocar esse tipo de comportamento por parte do cão. A maior parte da sua atuação é focada em ensinar ao dono como lidar com o bicho pra que ele se comporte de forma adequada.

Por outro lado, o trabalho do adestrador é quase totalmente direcionado para o animal, focado para que o pet compreenda as ordens do seu dono e às obedeça , compreendendo o que determinada palavra ou gesto quer dizer, e sendo capaz de agir conforme o que lhe foi ordenado. Portanto, se o seu pet for o tipo de cãozinho considerado ‘rebelde’, procure entender se esse comportamento ocorre em função de uma manha ou por que ele realmente não entende o que deve ser feito, e corra para chamar um adestrador ou especialista em comportamento animal para ajudá-lo.

Acesse o link e encontre profissionais especializados em comportamento animal e adestramento.

Matéria validada pelo Dr. Eduardo Toshio (CRMV – SP 15.821), Médico Veterinário formado pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Cirurgia Cardio-Torácica na USP e Docente do Curso de Especialização em Oftalmologia Veterinária- ANCLIVEPA – SP. Responsável pelo Setor de Cirurgia Ortopédica e Oftalmológica em Hospital Veterinário de São Paulo, atuando em cirurgia geral, ortopédica, torácica e vascular, oftalmologia clínica e cirúrgica e clínica geral. 

Curso de patologia veterinária de cães e gatos Curso de patologia veterinária de cães e gatos

Aprenda um pouco mais sobre a saúde de cães e gatos e saiba como cuidar melhor do seu amiguinho. Curso certificado pelo MEC, matricule-se já

Cachorro Gato
Compartilhar
Publicidade
Publicidade