PUBLICIDADE

Saiba como escolher o porte ideal do seu cãozinho

Conheça as principais diferenças entre os portes de cães e saiba como escolher o mais apropriado para você

19 ago 2014 - 14h53
Compartilhar
Exibir comentários

Embora muitas pessoas que desejam ter um bichinho de estimação já tenham uma grande preferência por determinadas raças ou ‘estilos’ de cachorro, é fundamental levar em conta o porte do animal antes de levá-lo para casa, avaliando o grau de adaptação que um cão de determinado tamanho poderá ter no espaço em que irá viver e o nível de atividades a que terá acesso nesse mesmo ambiente.

Siga Terra Estilo no Twitter

Podendo prejudicar a saúde física e até psicológica do animal, a falta de alinhamento entre porte e ambiente de convívio é de extrema importância para que um pet possa viver bem e feliz. Pensando nisso, elaboramos uma lista com as descrições de algumas raças com diferentes tipos de porte canino, permitindo que você faça uma decisão bem informada na hora de levar um cachorrinho ou cachorrão para casa.

Mini - Maltês

Foto: natenn / Getty Images

Foto: natenn/Getty Images

Pequenino, atento e muito carinhoso, o Maltês é um bom exemplo de cachorro de porte mini. Embora o seu tamanho seja reduzido, por ser muito agitado, esse cãozinho precisa de atividades físicas para se manter saudável e feliz. No entanto, não é preciso muito espaço para que ele possa gastar a sua energia, sendo um animal que pode viver bem em espaços menores, como os de apartamentos.

Midi - Cavalier King Charles Spaniel

Foto: Rachel_Hunter / Getty Images

Foto: Rachel_Hunter/Getty Images

Sociável e bastante inteligente, o Cavalier King Charles Spaniel é um cãozinho de porte médio (ou midi) que não e do tipo hiperativo e também pode viver bem em espaços menores, embora, assim como qualquer cão, também necessite de exercícios pra se manter com saúde. Carinhoso e bastante carente, precisa ter a atenção e o afeto de seus donos constantemente, caso contrário, pode se tornar muito triste e até depressivo.

Standard - American Staffordshire Terrier

Foto: sanjagrujic / Getty Images

Foto: sanjagrujic/Getty Images

Robusto, musculoso e ágil, o American Staffordshire Terrier é um cão de porte standard que, embora seja grande, pode viver bem em apartamentos se fizer passeios diários para gastar sua energia e se exercitar. Com uma origem relacionada a lutas entre animais, pode ser um tanto bruto. Mas, quando treinado de maneira correta e criado com carinho, é extremamente dócil e fiel, sendo muito atento e protetor em relação aos seus donos e família.

Gigante – Bernese Mountain Dog

Foto: elenasendler / Getty Images

Foto: elenasendler/Getty Images

Considerado um cachorro de porte gigante (assim como o Dogue Alemão), o Bernese Mountain Dog é do tipo de animal que pode ser muito prejudicado ao permanecer em ambientes pequenos ou fechados demais, já que a sua energia é grande e exige muitas atividades em áreas abertas e amplas para que se esgote. Forte e resistente, esse cão tem as casas com quintais grandes ou chácaras entre seus ambientes ideais para viver, não sendo indicado para quem quer um pet e vive em apartamento (mesmo com atividades diárias, já que necessita de espaço mais amplos para correr e brincar).

Clique no link e saiba onde encontrar o seu bichinho de estimação ideal.

Matéria validada pela Dra. Raquel Madi (CRMV – SP 20.567), Médica Veterinária formada pela Universidade Estadual de Londrina – PR e responsável pelo setor de Radiologia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética em Hospital Veterinário de São Paulo. Dra. Madi é integrante da equipe de veterinários do portal CachorroGato.

Curso de patologia veterinária de cães e gatos Curso de patologia veterinária de cães e gatos

Aprenda um pouco mais sobre a saúde de cães e gatos e saiba como cuidar melhor do seu amiguinho. Curso certificado pelo MEC, matricule-se já

Cachorro Gato
Compartilhar
Publicidade
Publicidade