Comportamento

publicidade
24 de junho de 2012 • 17h01 • atualizado às 17h18

Período fértil: confira 9 mudanças estranhas que ele traz

Os hormônios em alta durante o período fértil mexem com a mulher e causam estranhas mudanças comprovadas pela ciência
Foto: Getty Images

O sobe e desce hormonal das mulheres ao longo do mês pode ser o grande responsável pela maioria das loucuras. Pelo menos, é isso o que defende a revista Cosmopolitan. No site, a publicação elencou nove atitudes - comprovadas pela ciência, que a maioria das mulheres tem enquanto está em seu período fértil.

Preferir ‘bad boys’
Segundo um estudo feito pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, a máxima de que elas preferem os malvados tornasse completamente real, pelo menos nos dias que antecedem a menstruação. O estudo diz que no período fértil, as mulheres tendem a achar que os homens com traços mais marcantes e ar rebelde melhores pais e maridos.

Escolher roupas mais sexy
Durante esta época do ciclo, as mulheres tendem a comprar roupas mais justas e insinuantes, segundo o estudo publicado no Journal of Consumer. Na pesquisa o foram exibidos modelos mais provocantes e outros mais discretos. As mulheres que estavam ovulando escolheram as de caráter mais extravagante, para se destacar da concorrência.

Fazer compras
Segundo um estudo da Sociedade Britânica de Psicologia, as mulheres tendem a fazer mais dívidas quando estão a cerca de 10 dias da menstruação. As mudanças hormonais influenciam nas emoções, no poder de escolha e controle. O resultado são compras impensadas!

Eles falam diferente com você
Quando um homem percebe que a mulher está fértil (algo completamente inconsciente), ele tende a conversar com ela de maneira diferente. Segundo a tese defendida na Universidade do Estado da Flórida, eles usam maneiras diferentes de se expressar nesta época. Enquanto isso, devido aos hormônios elas tendem a ouvir mais atentamente e achar tudo o que eles dizem engraçado.  

‘Gaydar’ mais potente
Segundo um estudo feito pelas Universidade de Tufts e Universidade de Toronto, quando a mulher está no auge do seu período fértil, ela tende a identificar os homens gays apenas pela observação. Tanto é que a pesquisa foi feita apenas com fotografias de homens heterossexuais e homossexuais.  E a maioria delas foi certeira ao apontar a sexualidade deles.

Voz menos atraente
Como se não bastassem a irritabilidade e o inchaço, a TPM ainda deixa sua voz menos atraente. Um estudo feito na Faculdade Estadual de Adams, nos Estados Unidos, mostrou que os homens tendem a achar menos sensual as vozes de mulheres que estão se aproximando da menstruação.

Detectar cobras mais rapidamente
Segundo um estudo feito pela Universidade de Kyoto, mulheres no período fértil tendem a ficarem mais atentas e detectarem perigos mais rapidamente. O estudo mostrou a elas, uma série de fotos contendo cobras e insetos. As que estavam férteis mostraram-se mais rápidas. A suspeita dos cientistas é que os hormônios mexam com a parte do cérebro responsável pelas sensações de medo.

Fantasias sexuais
Segundo um artigo publicado no jornal Hormones and Behavior, as mulheres tendem a ter fantasias sexuais mais frequentes e mais excitantes alguns dias antes da menstruação. O estudo pediu que elas escrevessem as fantasias e marcassem a frequência com que elas pensavam em sexo durante o período.

Sujeita a DST's
Durante o período que precede a menstruação seu corpo fica mais suscetível a ser infectada com doenças sexualmente transmissíveis. Os cientistas dizem que a queda no sistema imunológico se deve a uma adaptação evolutiva que faz com que o corpo diminua sua resistência para que os espermatozoides sobrevivam mais tempo e tenham mais chance de fertilizar o óvulo.

Terra