PUBLICIDADE

Homem altera ritmo da voz em conversas com mulher atraente

Pesquisa inglesa concluiu ainda que eles engrossam a voz quando se comunicam com mulheres que não acham tão bonitas

18 jul 2014 - 20h28
(atualizado às 20h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Mulheres tendem a alterar também o tom da voz em resposta às variações de entonação do discurso masculino
Mulheres tendem a alterar também o tom da voz em resposta às variações de entonação do discurso masculino
Foto: Getty Images

Um estudo da universidade britânica Stirling concluiu que as pessoas alteram sutilmente o tom da voz quando conversam com futuros pares. Os homens tendem a falar com mais ritmo e aumentando e diminuindo a entonação quando se aproximam de alguém que consideram atraente. Já quando interagem com uma mulher que não acham tão bonita, eles tendem a engrossar a voz para parecerem mais másculos. As informações são do site inglês Daily Mail.

Siga Terra Estilo no Twitter

"Pesquisas anteriores já mostraram que as pessoas emitem vários sinais quando têm interesse romântico por algúem, incluindo comunicação não-verbal, linguagem corporal, contato visual, toques eventuais. E agora descobrimos que a voz também muda de acordo com o interesse em alguém, e faz isso na tentativa do locutor parecer mais atraente aos olhos do suposto par", afirma Juan David Leongomez, autor do estudo.

Ele explica ainda que essa alteração tem uma razão, já que a voz mais grave é uma maneira de os homens mostrarem masculinidade, mas que exagerar a dose pode dar a impressão de que são "agressivos e promíscuos" diante da opinião feminina. Justamente por isso, eles tendem a aumentar a entonação e equilibrar entre a voz mais grossa e outra mais suave, especialmente quando conversam com uma mulher que consideram atraente, para então passarem a imagem de que são "confiáveis e bons pares".

A pesquisa, que ouviu 110 pessoas heterossexuais, concluiu ainda que as parceiras respondem às alterações da voz masculina também mudando o tom para parecerem mais atraentes. "Estas variações são muito sutis e provavelmente não produzidas conscientemente pelo locutor", explica o especialista.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade