PUBLICIDADE

Gravidez e gatos combinam? Tire dúvidas sobre toxoplasmose

Saiba como quem tem um felino em casa deve proceder durante a gravidez para que não haja chances de contaminação

14 out 2014 - 08h41
(atualizado às 08h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: kirschbam / iStock

Boa parte das mulheres que já ouviu falar na toxoplasmose e tem um gatinho dentro de casa se desespera ao saber que está grávida, já que esta doença, quando transmitida a uma gestante, pode provocar uma série de problemas e complicações para o feto que se desenvolve. 

Siga Terra Estilo no Twitter

Tendo os gatos como principais culpados pela propagação desta zoonose (doença que pode ser transmitida dos animais para os humanos), a crença geral da população faz dos felinos uma grande ameaça. No entanto, isso não passa de mito, tendo em vista que, ao tomar alguns cuidados simples e bastante comuns, já é possível se manter longe da toxoplasmose. 

De fato, o contato com gatos desconhecidos ou que vivam na rua deve ser evitado ao longo dos nove meses de gestação de qualquer mulher. Por não terem todos os cuidados higiênicos que os bichanos domésticos geralmente têm, estes felinos contam com riscos maiores de serem portadores e de transmitirem doença.

Entretanto, quando se tem um gatinho de estimação em casa com a higienização em dia e sem contato com gatos de rua, as chances de que ele tenha a doença já são bem menores. Independentemente disso, mesmo que o seu bichano seja um portador da toxoplasmose, para que haja a contaminação de alguém é necessário que as fezes do animal infectado entrem no corpo da pessoa por via oral (e que estejam expostas ao meio-ambiente por um período mínimo de 24 horas, permitindo que ocorra a esporulação do agente da doença: o protozoário Toxoplasma Gondii). 

Embora muitos acreditem que o simples contato direto com um gato infectado já seja um grande risco, não há chances de contaminação se não houver o contato das suas fezes “velhas” com a boca de um humano e, em função disso, não é difícil entender que, garantindo um mínimo de higiene no ambiente em que o bichano vive, os riscos para uma gestante são mínimos. 

Portanto, caso esteja esperando um filho, fique tranquila. Com higiene, é possível manter o seu querido bichano à espera de um novo integrante para a família. É recomendado, também, para gatos que têm o pelo mais longo e que acumulem fezes na região perineal (perto do ânus), uma tosa higiênica e a higienização local frequente.

Clique no link e encontre as clínicas veterinárias mais próximas de você para tirar qualquer tipo de dúvida sobre a toxoplasmose

Por Priscila Franco - Matéria validada pelo Dr. Fábio Toyota (CRMV – SP 10.687), Médico Veterinário formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – Unesp e responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Toyota é integrante da equipe de veterinários do portal CachorroGato.

Signos e Cães Signos e Cães

Curso de patologia veterinária de cães e gatos Curso de patologia veterinária de cães e gatos

Aprenda um pouco mais sobre a saúde de cães e gatos e saiba como cuidar melhor do seu amiguinho. Curso certificado pelo MEC, matricule-se já

Cachorro Gato
Compartilhar
Publicidade
Publicidade