PUBLICIDADE

Gosta de correr? Conheça o companheiro canino ideal!

Saiba quais são as raças caninas conhecidas pela grande agilidade e velocidade na hora da corrida

19 set 2014 - 15h44
(atualizado às 15h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Embora a corrida seja uma das atividades mais adoradas pelos cãezinhos que gostam de se divertir, nem sempre os animais conseguem praticar esse tipo de exercício por um tempo prolongado. Embora necessitem de formas para gastar sua energia e se manter com saúde, alguns cães podem ser prejudicados pela prática excessiva desse esporte.

Siga Terra Estilo no Twitter

No entanto, o mundo canino destaca raças das mais variadas características físicas e, enquanto uns podem não aguentar exercícios muito puxados, outros fazem disso o seu maior e melhor momento de lazer, podendo se tornar companhias ideais para os donos de animais de estimação que são esportistas e que gostam de correr em áreas abertas e arborizadas. Confira, a seguir, quais são quatro das raças que mais se destacam entre os cães corredores e escolha o seu parceiro de atividades:

Greyhound

Foto: lariko3 / Getty Images

Foto: lariko3/Getty Images

Também conhecido pelo nome de Galgo inglês, o cachorro Greyhound tem a pelagem de cor cinza e o corpo esguio e elegante como algumas de suas principais características. Bastante conhecidos pela capacidade de “explosão” em corridas caninas, os cães desta raça especifica tem baixíssimos teores de gordura no corpo e são extremamente fortes – qualidades que contribuem ainda mais para o seu alto desempenho nesse tipo de atividade.

Whippet

Foto: Vivienstock / Getty Images

Foto: Vivienstock/Getty Images

Chamado pelos nomes de Galgo, Snap Dog e English Whippet, este cão de corpo musculoso e esbelto é outro que se destaca nas competições de corrida canina, e é do tipo que precisa de altas doses diárias de atividades físicas para se manter bem de saúde e não descontar o acúmulo de energia nos móveis da casa. Em função do baixo teor de gordura corporal, da pele fina e da pouca pelagem, costuma ser bastante sensível ao frio, precisando de cuidados maiores durante a estação do inverno.

Galgo Espanhol

Foto: tsik / Getty Images

Foto: tsik/Getty Images

Originário de cães dos faraós do Egito antigo, o cachorro da raça Galgo Espanhol foi cruzado, em meados do século 20, com a raça Greyhound para que pudessem adquirir mais velocidade e participar das corridas em canódromos. Alto (podendo medir até 70 centímetros de altura) e magro (com um peso de até 25 quilos), o cachorro dessa raça pode desenvolver problemas como a displasia coxofemoral, justamente em função do seu porte físico. Entretanto, também precisa de muita atividade física para se manter com saúde.

Pequeno Lebrel Italiano

Foto: Rauluminate / Getty Images

Foto: Rauluminate/Getty Images

Também conhecido como Galgo Italiano, o Pequeno Lebrel Italiano é originário de cães que existiam desde a época dos faraós do antigo Egito, e adora brincadeiras que envolvam saltos e corrida. Sensível a temperaturas baixas pela pouca pelagem e pele fina, o Galgo Italiano também pode sofrer com problemas relacionados ao crescimento de seus membros, e costuma ser bastante obediente e carinhoso com seus donos, embora não seja o tipo de cão que convive muito bem com crianças.

Clique no link e saiba onde encontrar o cão ideal para correr ao seu lado nos momentos de lazer.

Matéria validada pelo Dr. Ricardo Tubaldini (CRMV – SP 23.348), Médico Veterinário formado pela Universidade Paulista e Cirurgião Geral e Ortopedista em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Tubaldini é Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato.

Signos e Cães Signos e Cães

Curso de patologia veterinária de cães e gatos Curso de patologia veterinária de cães e gatos

Aprenda um pouco mais sobre a saúde de cães e gatos e saiba como cuidar melhor do seu amiguinho. Curso certificado pelo MEC, matricule-se já

Cachorro Gato
Compartilhar
Publicidade
Publicidade