PUBLICIDADE

De vestidão a seminu: compare capas de revistas femininas

Compartilhar
Exibir comentários

Alguma vez você já se perguntou como sua revista favorita era antes das maravilhas do Photoshop e tecnologias modernas de impressão? O jornal Daily Mail reuniu a primeira edição de publicações como Vogue, Marie Claire e Harper’s Bazar e comparou com versões atuais das revistas. O que no começo parecia uma capa de um romance, hoje traz estampada a foto de celebridades e modelos com poses e looks ousados, chegando até a fotos seminuas.

A 'Vogue' do passado era em preto e branco e trazia mulher com vestidão. A mais recente traz a cantora Rihanna na capa
A 'Vogue' do passado era em preto e branco e trazia mulher com vestidão. A mais recente traz a cantora Rihanna na capa
Foto: Reprodução

A primeira edição da revista Vogue, publicada em 17 de dezembro de 1892, tem uma cara completamente diferente da revista que conhecemos hoje. A capa original era feita com uma ilustração preto e branco, sem nenhuma personalidade da mídia, visuais ousados, ou manchetes em negrito.

Já a Harper's Bazaar, mais antiga revista de moda americana, também parece ter sofrido uma transformação considerável. A primeira edição, impressa em 1867, mostra um grupo de mulheres com alguns looks da mais recente moda vitoriana. Em seu início, a publicação era comercializada como “uma fonte de moda, prazer e instrução”, que oferecia dicas úteis para se viver bem e de forma elegante.

Nem só nas fotos de capa estão as grandes mudanças. A assinatura anual da revista Good Housekeeping, lançada nos Estados Unidos em 1886, custava na época US$ 2,50. A publicação não possuía nenhuma foto ou ilustração. "Antes da influência da televisão, filmes, blogs e mídias sociais, as revistas femininas eram os únicos responsáveis por espalhar tendências da moda parisiense ao redor do mundo. Tanto a Harper’s Bazaar quanto a Vogue foram criadas para proporcionar esboços e padrões da moda derivada de designs de Paris”, analisa o autor do site Ecosalon.

Até as revistas mais recentes como Elle, Teen Vogue, Marie Claire e Women’s Health parecem ter passado por um processo parecido de renovação. A partir de 1900 as revistas passaram a receber fotografias e ilustrações modernas. Depois, vieram capas cheias de manchetes, páginas brilhantes e inúmeras novidades técnicas e estéticas. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade