PUBLICIDADE

Corpo de Bombeiros leva cães para a Pet South America 2014

Atuando na segurança do evento, o Corpo de Bombeiros levou seus cães de trabalho para a feira do mundo pet

30 out 2014 - 20h02
(atualizado em 31/10/2014 às 14h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adriano Borges / Cachorro Gato

O trabalho do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo já é amplamente conhecido pelo povo paulistano. Nno entanto, a tarefa dos cães que auxiliam estes profissionais em casos de crise e desastres ainda é desconhecida pela maioria da população brasileira, mesmo sendo de extrema importância e eficiência.

Siga Terra Estilo no Twitter

Deparando-se com dois integrantes do Corpo de Bombeiros acompanhados por um cão durante a principal feira pet da América do Sul - Pet South America, o CachorroGato realizou uma entrevista especial com os cabos Gerson Ferreira e Laércio Lelis, que contaram um pouco mais sobre o trabalho com os animais  e o tipo de treinamento que eles recebem para poder atuar junto aos bombeiros.

“O treinamento envolve uma equipe com até oito integrantes e todos eles treinam os cães um do outro promovendo a interação entre todos e o aprendizado do animal,que demora até um ano e meio para poder começar a atuar junto aos bombeiros em situações de crise. Depois ele continua sendo condicionado para esse tipo de trabalho pelo resto da vida”, explica o cabo Gerson, acompanhado pela cadela Nuri, da raça Pastor Belga de Malinois.

Segundo o cabo Lelis, a localização de pessoas é a principal função dos cães que fazem parte do Canil do Corpo de Bombeiros de São Paulo – e estes animais costumam auxiliar na busca de vítimas perdidas sob escombros, sob a terra ou perdidas em grandes áreas de mata. “O treinamento dos cachorros é feito em forma de brincadeira. Usamos apenas reforços positivos nesse processo que condiciona o animal, desde filhote, a encontrar o que está perdido usando algum item que o cão goste bastante”, explica o cabo Lelis.

Sendo o único ativo no País, o Canil do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo atua em todo o Brasil tendo colaborado nas buscas feitas em grandes tragédias ao longo dos últimos anos, como a dos desabamentos que assolaram o estado de Santa Catarina no ano de 2009. 

Presentes no evento para atuar na segurança, os cabos do Corpo de Bombeiros afirmaram ter levado a cadelinha Nuri à feira para aumentar a sua capacidade de socialização. “Ela está acostumada com situações de crise e com grandes níveis de estresse nos ambientes em que trabalham. Por isso, a trouxemos para o evento para dar uma chance para que ela possa relaxar um pouco e socializar com as pessoas e os outros animais”.

Cachorro Gato
Compartilhar
Publicidade
Publicidade