Comportamento

publicidade
01 de julho de 2009 • 15h10

Conheça cinco dicas para ser infalível na sedução

Para se dar bem na sedução, a mulher deve estar com a autoestima elevada
Foto: Getty Images

Thaís Camargo




Livros de auto-ajuda e profissionais esotéricos há tempos afirmam que a auto-estima é o primeiro passo para o sucesso. Misticismos à parte, fato é que especialistas em comportamento compartilham da mesma opinião. E ainda reforçam que uma mulher só se considera sexy quando está de bem com seu corpo. "A base de todo trabalho de sedução é aprender estar bem consigo. Se a mulher se acha bonita, os outros também começam a notá-la", afirma a terapeuta de casal Cláudya Toledo.



» Chat: tecle sobre o assunto
» vc repórter: mande fotos e notícias

Por isso, ser membro do time das sedentárias só contribui para perder no jogo da conquista. A lição número um é abandonar a preguiça e começar a se mexer. Além de contribuir para colocar as curvas no lugar, a atividade física ainda equilibra o emocional. "Sem exercícios não se desenvolve o processo de endorfinas no corpo que se relaciona com a alegria", diz Cláudya. "Com o corpo energizado, o emocional também fica", fala. "A aparência é a mecânica de atração num primeiro momento, depois conta a inteligência emocional."



Como muitas mulheres acreditam que não levam jeito na hora de seduzir, é importante ressaltar que todas possuem um ponto forte em particular. Pode ser a maneira de falar, caminhar e de olhar, entre outros atributos. Com um pouquinho de observação e treino, cada uma pode perceber sua arma fatal de sedução. "Dançar na frente do espelho é um ótimo exercício, porque ela pode testar as posições sexies e conhecer as curvas do corpo", diz Cláudya.



Portanto, basta criar coragem para valorizar as melhores características. "A mulher tem de valorizar o que mais gosta nela usando roupa, acessórios e lingeries", afirma a personal sex trainer Fátima Moura. "Os homens são atraídos pela visão, mas eles só enxergam o que a mulher quer mostrar", comenta.



O grande cuidado, no entanto, é fugir da vulgaridade. Beber demais para impressionar no primeiro encontro só vai prejudicar a imagem, assim como exagerar no decote, na minissaia e na maquiagem carregada, ainda mais quando usados ao mesmo tempo. "Tanto o comportamento quanto a roupa devem condizer com a personalidade", fala Fátima. "A mulher não pode usar máscaras porque ela cai e o cara some depois."



E como o visual é o truque inicial para despertar os olhares masculinos, vale caprichar na produção. "A maquiagem e o cabelo não podem ser muito produzidos para não parecerem forçados", afirma a maquiadora Vanessa Rozan.



Ela ensina que sempre deve haver equilíbrio no look, ou seja, se o foco da atenção é o cabelo, a maquiagem deve ser natural e vice-e-versa. "Os olhos esfumados em volta na cor preta e com muito rímel é uma boa dica", aponta Vanessa. "Nesse caso, a boca deve ser discreta e só com um batom clarinho. O blush apenas deve ruborizar as maçãs do rosto." Entretanto, se a intenção for realçar os lábios, o vermelho é a opção. "Todo mundo pode usar boca vermelha", acredita a profissional.



Para conseguir se sobressair entre a acirrada concorrência feminina na corrida da sedução, as especialistas listaram cinco dicas especiais. Confira:



1.

Alto astral e bom humor são a chave da conquista. Nenhum homem gosta de estar na companhia de quem reclama e fala de problemas o tempo todo;



2.

Manter a autoconfiança vai ajudar a valorizar os pontos fortes. Quem está de bem com o próprio corpo, consegue mostrar os atributos que tanto mexerão com a imaginação dele. Nada de se entregar logo de cara, brinque de "mostra-esconde", ou seja, se a saia é curta cubra os seios com uma blusa discreta;



3.

Destacar a feminilidade desperta a curiosidade masculina. Nada de falar e rir alto demais, a discrição conta pontos a seu favor. Prefira conversar num tom normal e gesticular sem muito exagero;



4.

Respeitar a personalidade é ser verdadeira consigo. Não adianta apostar num saltão se você mal consegue se equilibrar nele. Opte por roupas e acessórios que a deixarão confortável e, acima de tudo, confiante para mostrar todo seu charme;



5.

Estar visualmente atraente aproxima o alvo. Os homens são estimulados pela visão, por isso, o desleixo do look deve ceder lugar para roupas bonitas, make e cabelos caprichados.

Redação Terra