2 eventos ao vivo

Cheiro do dono age como recompensa no cérebro do cão

20 mar 2014
19h20
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Estudo foi feito com 12 cães de raças diferentes
Estudo foi feito com 12 cães de raças diferentes
Foto: Getty Images

Se, quando você chega, seu cão fica todo feliz e começa a abanar o rabo, é porque, provavelmente, gosta do seu cheiro. O odor do dono funciona como um perfume no cérebro do animal, o que provoca uma resposta emocional instintiva, segundo pesquisa feita por cientistas da Universidade de Emory, em Atlanta. As informações são do Daily Mail.

O cheiro age sobre uma parte do cérebro canino associada à recompensa. "Embora esperemos que os cães sejam altamente sintonizados com o cheiro de outros cães, parece que a ‘resposta de recompensa’ é reservada para os seres humanos”, disse o pesquisador Gregory Berns.

Quando os seres humanos sentem o perfume de alguém que amam, podem ter uma reação imediata, emocional, que não é necessariamente cognitiva. O mesmo processo acontece com os cães, disse Berns. No entanto, como o olfato é um sentido mais forte nos animaizinhos, a reação também é. As respostas cerebrais dos cachorros acontecem até mesmo quando os donos não estão presentes, de acordo com o estudo.

A pesquisa envolveu 12 cães de raças diferentes que foram expostos a aromas enquanto tiveram as reações cerebrais examinadas. As amostras de perfume foram colhidas dos próprios donos, de estranhos e de outros cachorros, e apresentadas sem a presença física dos humanos ou animais. Todos os aromas produziram respostas similares nos cérebros caninos, e as reações foram mais fortes com os aromas de pessoas familiares. O cheiro de cães familiares ficaram em segundo lugar. 

<a data-cke-saved-href="http://mulher.terra.com.br/comportamento/raca-de-caes/" href="http://mulher.terra.com.br/comportamento/raca-de-caes/">veja o infográfico</a>

Veja também:

Beirute: A mãe em trabalho de parto durante a explosão
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade