PUBLICIDADE

Cães podem reconhecer donos por fotos, diz estudo

22 dez 2013 13h22
ver comentários
Publicidade
Foto: Getty Images

Cães têm a capacidade de reconhecer as características faciais dos donos em fotos, uma habilidade que se pensava ser exclusiva de seres humanos e alguns primatas. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Helsinki, na Finlândia, usando a movimentação dos olhos, mostra que eles olham para rostos familiares e estranhos de forma diferentes. As informações são do Daily Mail.

Seus movimentos oculares foram medidos enquanto assistiam imagens de cães e pessoas conhecidas e desconhecidas na tela de um computador.

Embora todos saibam que o contato visual é uma parte importante da comunicação entre cães e seres humanos, nenhum estudo havia investigado a capacidade dos animais para reconhecer rostos usando movimento do olho.

A equipe descobriu que os cães fixam o olhar com mais frequência em rostos familiares em vez de estranhos, o que indica que eles são capazes de reconhecer rostos nas imagens.

O estudo descobriu ainda que cães olham por mais tempo imagens de outros animais do que de seres humanos, independentemente da familiaridade dos rostos.

<a data-cke-saved-href="http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/mulher/adestramento-dr-pet/iframe.htm" href="http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/mulher/adestramento-dr-pet/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade