PUBLICIDADE

Cachorros gigantes: veja 5 'grandões' que vão te encantar

Conheça cinco raças de cachorros enormes que vão fazer você pensar duas vezes na hora de dizer que prefere os pets pequeninos

13 nov 2014 - 17h51
(atualizado em 14/11/2014 às 08h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Na atualidade, quem mora nas grandes metrópoles e deseja ter um animal de estimação em casa precisa lidar com os espaços pequenos e compactos - que ainda representam um grande desafio para quem quer dar qualidade de vida e bem-estar a um amigo de quatro patas que habite o seu lar.

Também por isso, muitas das pessoas que tem a vontade de ter um cachorro de estimação acabam optando por animais de porte pequeno, micro ou, no máximo, médio – já que a vida de um cão de grande porte em um ambiente muito restrito pode se tornar um verdadeiro pesadelo (tanto para o animal como para o seu tutor).

Entretanto, cada vez mais pessoas têm se rendido aos encantos dos cães que podem ser chamados de gigantes; e quem tem condições de morar em locais amplos e com espaços mais abertos pode optar por ter um grandão dentro de casa, aproveitando todo o carinho e a energia que eles podem trazer para uma família. Conheça, a seguir, cinco entre as muitas raças caninas de porte grande (ou gigante) que estão caindo no gosto e no pensamento dos novos tutores:

Dogue Alemão

Foto: iStock / Getty Images

Conhecido como Apolo dos Cães, o Dogue Alemão é a raça do finado maior cão do mundo e também do cão que deve tomar o seu lugar. Medindo até 80 centímetros de altura, a raça pode atingir até mais de um metro de altura em casos mais raros (como os dos animais que entraram para o livro do Guinness World Record); chegando a medir mais de dois metros quando de pé sobre suas patas traseiras.

Apesar do tamanho, o Dogue Alemão não é um cão agressivo; mas pode acabar reagindo de forma surpreendente ao notar qualquer tipo de ameaça próxima de seus donos – a quem defende com unhas e dentes. Pelo seu porte e a sua grande vitalidade, necessita de atividades físicas constantes – caso contrário, pode se tornar agressivo por não ter como gastar sua energia.

Afghan Hound

Foto: iStock / Getty Images

Dono de um corpo elegante e uma pelagem longa e chamativa, o Afghan Hound é outro que se enquadra no time dos gigantes – podendo medir mais de 70 centímetros de altura e pesar quase 30 quilos. Bastante tranqüilo, este cão costuma ser muito carinhoso e calmo com seus donos, sendo capaz de aprender comandos com grande rapidez em função da seu alto nível de inteligência.

Necessitando de muitos cuidados para que sua pelagem permaneça limpa e não seja responsável pelo desenvolvimento de doenças de pele, o Afghan Hound pode sofrer com problemas de articulação e a displasia coxofemoral (complicação bastante comum entre cachorros de grande porte).

Terra Nova

Foto: iStock / Getty Images

Originário de uma vila canadense chamada de Newfoundland, o cão Terra Nova é conhecido como um grande herói em função de uma lenda famosa que diz que, sozinho, um animal da raça foi capaz de salvar mais de 60 marinheiros de um naufrágio. Podendo medir mais de 70 centímetros, a raça é conhecida como uma das mais carinhosas e dóceis do mundo canino.

Forte, robusto e pesado - com até 70 quilos - o Terra Nova merece muita atenção e cuidados com sua pelagem (que é relativamente longa e cheia); principalmente por que este animal é bastante fã de água e de nadar, o que pode acabar acumulando muita sujeira nos fios. Assim como todos os cachorros de grande porte, o Terra Nova também pode sofrer com a torção de estômago e, por isso, é preciso ficar atento às porções de comida que ele ingere.

Bullmastiff

Foto: iStock / Getty Images

Podendo medir quase 70 centímetros de altura, o Bullmastiff é um cão muito usado em trabalhos de guarda, já que o seu instinto é grande e a sua vontade de defender o dono também. Embora seja grande e dono de um temperamento bastante instintivo, esse animal pode conviver bem com famílias inteiras e até crianças – mas é bom que haja a supervisão de um adulto nestes momentos, evitando a aparição de acidentes.

Podendo desenvolver displasia coxofemoral quando em idade mais avançada, o Bullmastiff tem uma expectativa de vida que gira em torno de 10 anos, e é fruto da mistura entre as raças Buldogue Inglês e Mastiff.

São Bernardo

Foto: iStock / Getty Images

Conhecido pelo pequeno cantil ao redor do pescoço e pelas muitas histórias de heroísmo e resgates nas neves, o cachorro São Bernardo é outro grandão bastante querido entre os amantes de pets. Originário os Alpes Suíços, este grande cão é muito amoroso e apegado os seus donos, e costuma ter uma relação ótima com famílias inteiras – incluindo crianças e idosos.

Medindo cerca de 70 centímetros e podendo pesar até 90 quilos, o São Bernardo é um cão muito sociável e amigável e, embora algumas pessoas possam se assustar com seu tamanho, este é um cachorro extremamente dócil. Podendo sofrer com os problemas mais comuns às raças caninas de porte grande, este animal pode desenvolver a displasia da anca ou a torção gástrica durante sua vida.

Acesse o link e saiba onde socorrer o seu cão de estimação em qualquer caso de problema ou complicação com a saúde.

Por Priscila Franco - Matéria validada pelo Dr. Eduardo Toshio (CRMV – SP 15.821), Médico Veterinário formado pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Cirurgia Cardio-Torácica na USP e Docente do Curso de Especialização em Oftalmologia Veterinária- ANCLIVEPA – SP. Responsável pelo Setor de Cirurgia Ortopédica e Oftalmológica em Hospital Veterinário de São Paulo, atuando em cirurgia geral, ortopédica, torácica e vascular, oftalmologia clínica e cirúrgica e clínica geral.

Cachorro Gato
Compartilhar
Publicidade
Publicidade