PUBLICIDADE

Baile da pureza já atinge 48 dos 50 estados americanos

Documentário sobre bailes da pureza mostra o ritual no qual o pai vira 'protetor' da virgindade da filha até o dia de seu casamento

22 mar 2014 - 16h35
(atualizado às 16h38)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Baile da pureza no Tennesse, Estados Unidos, em 2010</p>
Baile da pureza no Tennesse, Estados Unidos, em 2010
Foto: AP

Eles não são novidade, mas um recente documentário do programa Nightline Prime, da ABC News americana, retoma a discussão sobre virgindade entre jovens. Ele acompanha duas famílias que participam do ritual dos bailes da pureza, nos quais meninas prometem se manterem castas até seu casamento, confiando sua virgindade ao pai. Esses bailes já atingem 48 dos 50 estados americanos, e são praticados em 17 países. As informações são do Daily Mail.

Em cerimônias que se parecem com casamentos, as meninas, por volta dos 12 anos, ganham dos pais o "anel da pureza", simbolizando votos de castidade. Os pais, por sua vez, prometem "proteger" as filhas.

A castidade inclui não beijar até o dia do casamento, bem como qualquer tipo de contato sexual. 

O baile de Colorado Springs é o alvo da matéria do Nightline Prime, e ocorre há 14 anos consecutivos. Dele, participam cerca de 60 pais e filhas por vez. 

O pai assina um juramento, no qual promete a Deus proteger e ser a autoridade no que diz respeito à pureza da filha. As filhas silenciosamente se comprometem a viver vidas puras diante de Deus, depositando uma rosa branca em uma cruz, antes de dançar com os pais.    

Ron, pai e pastor, retratado no documentário, aparece ajoelhando em frente à sua filha e falando "uma das coisas que é importante lembrar é que é sua vontade viver pelas regras de Deus e se salvar de beijar vários sapos pelo caminho, e esperar o príncipe encantado". "A partir de agora, você está casada com Deus e seu pai é seu namorado", ele finaliza.

O conceito de promessa de pureza começou nos EUA nos anos 1980. Adolescentes membros da igreja fizeram votos de abstinência e começaram a usar anéis para simbolizar seu comprometimento com o retrocesso da liberação sexual das décadas passadas e como forma de prevenir o contágio pelo vírus da aids.

&amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;quot;http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/mulher/aliancas-casamento/iframe.htm&amp;amp;quot; href=&amp;amp;quot;http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/mulher/aliancas-casamento/iframe.htm&amp;amp;quot;&amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade