Comportamento

publicidade

Aprenda com especialistas como cruzar as pernas com elegância

Cruzar as pernas também tem lá seus segredos para não causar impressão negativa em vez de positiva
Foto: Getty Images
 
Michelle Achkar

No comportamento feminino, é algo quase intuitivo, e está associado à elegância e à sensualidade. Mas cruzar as pernas também tem lá seus segredos para não causar impressão negativa em vez de positiva. O Terra conversou com o professor de passarela e etiqueta corporal Namie Wihby e com a consultora de etiqueta pessoal Renata Mello que contam como o gesto deve ser feito.

"Acho que algumas mulheres perderam a feminilidade, o gostar de ser chique e, de novo, ser elegante. O andar ou sentar faz parte e demonstra segurança e até a personalidade dessa mulher", afirmou Namie. Confira as dicas dos especialistas:

1) Tão importante quanto a posição das pernas é a postura do corpo, que garante um resultado elegante: mantenha a coluna ereta. "Sempre alongada, nunca caída, firme, mas com leveza", disse Namie.

2) Procure observar os movimentos feitos também ao se sentar. Faça com delicadeza e não jogue o peso do corpo de uma vez na cadeira.

3) O cruzar de pernas deve ser feito com sutileza, sem dar trancos e nem aquele puxão para encaixar bem o joelho. Para isso a força deve estar na coxa e não nos pés.

4) Tome cuidado para não chutar a cadeira da frente, se estiver em um auditório, sala de cinema etc.

5) Mantenha sempre os joelhos juntos. Jamais sente de pernas abertas. "Algumas mulheres acabam esquecendo desses detalhes quando estão de saia, já que sempre usam calças compridas", afirmou Renata.

6) As mãos devem ficar apoiadas nas coxas e não nos joelhos.

7) Mulheres de pernas grossas podem achar desconfortável cruzar as pernas, por isso prefira sentar mantendo apenas os joelhos juntos.

8) O comprimento da roupa pode impedir um cruzar de pernas. "Acho que para saias muito curtas, como a microssaia, às vezes, o melhor é sentar na ponta da cadeira e com a mão colo", disse Namie.

9) Pode-se cruzar as pernas de saltos altos ou sapatilhas. O que conta é a elegância e a postura da mulher. Em qualquer uma das situações, mantenha a ponta do pé voltada para baixo, como uma bailarina.

10) Poltronas mais baixas não são adequadas para cruzar as pernas. "A única forma elegante e que eu particularmente acho lindo é cruzar as pernas para os lados ou deitar as pernas cruzando somente os pés", ensinou Namie.

Ponto a Ponto Ideias