Carreira

publicidade

Veja a resposta ideal para 6 perguntas de entrevista de emprego

É importante se preparar para as perguntas que serão feitas
Foto: Getty Images
 

Entrevistas de emprego são sempre estressantes, afinal, é difícil saber quais perguntas seu futuro chefe em potencial pode fazer. Por isso, o site da revista Cosmopolitan pediu para a especialista Lindsey Pollak revelar quais são as questões mais comuns e qual a melhor resposta a dar. Veja:

1. Qual a sua pretensão salarial?
Pesquise qual o salário adequado para o cargo que você está concorrendo e, quando for perguntado sobre isso durante a entrevista, aumente um pouquinho o valor. Assim, você terá uma margem para negociar.
 
2. O que você realizou no seu último trabalho?
Você pode dizer que a empresa pediu que você não divulgasse esse tipo de informação ou dar uma ideia geral. Mas eles podem checar, então, seja verdadeiro. 
 
3. Quais são as suas qualidades e defeitos?
Fale sobre algo que é realmente um defeito seu, mas diga também como está tentando consertar isso. Uma resposta como "eu costumava ficar nervoso quando ligava para clientes, mas percebi que quanto mais eu praticava, mais fácil se tornava" é uma boa opção. Outra boa dica é colocar seus defeitos no passado, assim você mostra que quer mudar e evoluir. 
 
4. Você se dava bem com seu antigo chefe? 
Se o seu chefe era terrível, o entrevistador não precisa saber disso. Até porque criticar seu antigo chefe é perigoso, já que o entrevistador pode achar que você fará isso com ele também, caso seja contratado. Apenas diga "sim" e continue.
 
5. Por que você quer mudar de emprego?
Nunca reclame ou critique algo que aconteceu no seu antigo trabalho. Tente uma resposta como "não é mais o que eu quero e preciso de um novo desafio". 
 
6. Como você lida com desafios no trabalho?
Não seja vago e dê um exemplo concreto, como "me deram um projeto gigante no último minuto". Descreva como passou pela situação e qual foi o resultado.
Terra Terra