Carreira

publicidade

Saiba quais são as 10 profissões mais e menos estressantes

Repórter fotográfico é a 4ª profissão mais estressante; conheça mais
Foto: Getty Images
Michelle Achkar

A palavra estresse aparece com frequência associada a desafios diários do trabalho, competição, necessidade de manter a empregabilidade. Pois uma empresa que recruta candidatos para vagas de emprego nos Estados Unidos e no Canadá realizou uma pesquisa para identificar quais as profissões mais estressantes - e também quais as menos estressantes.

Pilotos de avião lideram na primeira categoria, enquanto profissionais que trabalham na área da saúde desfrutam das funções com menos impacto na saúde física e mental.

Para chegar às conclusões, os realizadores da pesquisa avaliaram carreiras segundo cinco aspectos: fatores ambientais, renda, perspectivas, demanda física e estresse. Esse último fator foi calculado levando-se em conta prazos, exposição pública, competição, necessidade de viagens, riscos e se as funções desempenhadas colocam o funcionário em risco de morte.

Independentemente da carreira, 70% dos entrevistados afirmaram que as principais causas de estresse são o trabalho e, entre eles, metade diz temer seu futuro no atual cargo.

Uma das principais queixas dos entrevistados foi a de que as empresas exigem muita dedicação, atrapalhando o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Confira as profissões citadas no estudo na galeria acima.

Ponto a Ponto Ideias