PUBLICIDADE

Por um novo emprego, às vezes é preciso dar um passo atrás

4 mar 2009 - 18h04
(atualizado em 5/3/2009 às 18h05)
Compartilhar

Claudio R. S. Pucci

Sempre pesquise muito sobre o mercado onde pretende atuar
Sempre pesquise muito sobre o mercado onde pretende atuar
Foto: Getty Images

Especial para o Terra




Recolocação envolve também uma revisão de sua carreira. Esta é mais uma dica dos três especialistas ouvidos pelo

Terra

para a série de empregos. Não é difícil que as pessoas, ao procurarem por novos trabalhos, busquem oportunidades fora de sua área de atuação. "Já tivemos casos de profissionais que sempre atuaram em finanças e que nos procuraram para conseguir uma posição em vendas", diz Dulce Salles, da consultoria Dulce Salles, especializada em recolocação de profissionais no mercado de luxo. "Claramente, a pessoa não tem os requisitos necessários para encantar o público, porque seu grande prazer é análise de relatórios."

» Perdeu o emprego? Veja dicas antes de procurar um novo

» Chat: tecle sobre o assunto

É preciso ter em mente que mudanças radicais de área fazem com que o processo de recolocação seja ainda mais longo. Nesses casos, o importante é pesquisar muito sobre o mercado onde se quer atuar e, principalmente, ter um sentimento legítimo por ele - isso para que quem está contratando entenda que, por mais que o executivo não esteja na área, está comprometido e mostra interesse nela. "Existe uma paixão das pessoas no segmento em que elas atuam e quem está dentro de um setor gosta de sentir esse comprometimento nos outros", diz Pedro Carvalho, sócio da Authent, consultoria que ajuda executivos mudar de emprego.

Rodrigo Vianna, gerente da consultoria britânica Hays, especializada em recrutar executivos, observa que a mudança no ramo de atividade pode acarretar em diferenças salariais. Segundo ele, não é porque o profissional ganhava R$ 15 mil que vai conseguir salário igual ou maior na hora de se recolocar. Ao contrário. Muitas vezes é preciso aceitar um downgrade. Como isso pode afetar sua entrevista ou currículo? "Depende de como o profissional se posiciona: tranquilamente ou transparecendo que aquilo é uma redução em seu estilo de vida", diz Vianna. "Às vezes temos que dar um passo para trás para, no futuro, dar dois para frente."

Por mais que a pessoa tenha suas contas a pagar e família para criar, a escolha da vaga é extremamente importante. Os valores individuais e pessoais do profissional devem casar com os da empresa. "Procure o que te faz feliz. E como no Brasil, a questão idade é muito considerada, quanto antes você achar isso, melhor será para você", conclui Dulce.

Nesta quinta-feira, dia 05 de março - especialistas dão dicas de como fazer seu próprio currículo.


Hays - Consultoria especializada em ajudar empresas a contratar. Informações: www.hays.com.br

Authent - Consultoria com unidade especializada na recolocação de executivos. Informações: www.authent.com.br

Dulce Salles - Consultoria especializada em empregos no mercado de luxo. Informações: www.dulcesalles.com.br

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade