PUBLICIDADE

Perdeu o emprego? Saiba o que é preciso fazer antes de procurar um novo

3 mar 2009 - 18h30
(atualizado em 4/3/2009 às 14h36)
Compartilhar

Claudio R. S. Pucci

Antes de sair à procura de um novo emprego, aceite a demissão
Antes de sair à procura de um novo emprego, aceite a demissão
Foto: Getty Images

Especial para o Terra




Na segunda reportagem da série sobre empregos, o

Terra

perguntou a três consultores de recursos humanos o é que é preciso fazer antes de sair em busca de um novo emprego. E eles são unânimes em dizer que é preciso manter a calma e aproveitar para repensar sua carreira. Nada de sair disparando currículos para todas as empresas do País. Por mais difícil que a situação pareça, levar-se pelo emocional só prejudicará uma possível recolocação. Afinal, você deve encarar que não foi o primeiro, nem o último a passar por essa experiência.



» Como arrumar emprego em tempos de crise econômica

» Chat: tecle sobre o assunto

Segundo Rodrigo Vianna, gerente na Hays, empresa britânica que ajuda empresas a recrutar executivos, a grande dificuldade é a pessoa aceitar que foi demitida. Isso toma um tempo e ela precisa refletir sobre os erros e acertos para só depois tentar uma nova oportunidade. Para Dulce Salles, dona da Dulce Salles Recursos Humanos, que atua no mercado de luxo, é fundamental ter o controle da auto-estima. "Como o profissional pode transparecer ser um bom gestor, se ele não consegue gerir sua vida?", pergunta ela.

Calma e temperança vão nortear o mais importante planejamento que a pessoa vai fazer na vida: o do seu futuro profissional. Não adianta sair por aí disparando currículos a todo mundo ou se candidatando a qualquer vaga que aparece em sites e jornais. Pedro Carvalho, sócio da Authent, consultoria que têm uma unidade de Executive Coaching, especializada em auxiliar executivos a alavancarem-se profissionalmente, resume esse planejamento em três passos básicos:

- Antes de qualquer coisa relacione suas competências, seus pontos fortes e fracos. Seja sincero consigo mesmo nesse trabalho, procurando não ser nem rigoroso demais, nem complacente demais. Faça então uma lista do que você gosta de fazer, anotando tantos aspectos subjetivos (gosto de lidar com pessoas) como objetivos (gosto de fazer planilhas). Compare as duas listas. Existem coisas que você gosta, mas ainda não sabe fazer? É a hora para se aprofundar mais nos estudos. Finalmente relacione em que segmentos você deveria aplicar seus conhecimentos e que empresas fazem seus olhos brilharem.

- Pesquise o mercado atrás das empresas que você quer. Como elas estão hoje? Estão contratando? Que tipo de profissional elas pedem? Que tipo de problemas elas têm? Qual a faixa salarial que estão aplicando hoje? Obviamente que se precisa ter muito discernimento para essa análise.

- Faça uma lista de seus contatos, com nome, cargo, empresa em que trabalha e passe a informá-los sobre o que você realmente quer. Aqui está o pulo-do-gato! Eles não devem ser vistos somente como facilitadores para enviar seu currículo e sim, sua rede deve ajudá-lo a ter conhecimento e informação sobre o mercado.

À medida que faz um marketing pessoal eficiente com seus contatos, o profissional saberá quais são os próximos passos e o que ele deve fazer para atingir seu objetivo. Além disso, quando se tem clareza daquilo que se quer, essa transparência vai ser passada aos seus interlocutores e gera menos ruído na comunicação. "Pessoas fortes admiram outras pessoas fortes. Então quando se pergunta a um candidato o que ele quer e ele responde firmemente, a impressão que se passa é a melhor possível. A pior resposta a ser dada é qualquer coisa nessa área" afirma Carvalho.

Nesta quarta-feira, dia 04 de março - especialistas mostram que às vezes é preciso aceitar uma redução no salário para encontrar um emprego em tempos de crise.


Hays - Consultoria especializada em ajudar empresas a contratar. Informações: www.hays.com.br.

Authent - Consultoria com unidade especializada na recolocação de executivos. Informações: www.authent.com.br.

Dulce Salles - Consultoria especializada em empregos no mercado de luxo. Informações: www.dulcesalles.com.br.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade