0

Enjoo e inchaço: evite desconfortos da gravidez no calor

11 mar 2013
07h00
atualizado às 07h00
  • separator
  • 0
  • comentários

Mudanças físicas somadas ao calor forte tornam-se um tormento para as grávidas, que costumam sofrer com queda de pressão, manchas na pele e inchaço das pernas durante o verão. Para reduzir esses terríveis sintomas, medidas simples devem ser incorporadas no dia a dia da mulher.

Na estação mais quente do ano, a temperatura corporal das gestantes aumenta, por causa da alteração de metabolismo e do crescimento da quantidade de progesterona. Com isso, há um impacto direto não só na sensação térmica, mas também no nível de hidratação do organismo.

“A desidratação é um fator importante para os enjoos, por isso é preciso se hidratar bem e comer alimentos leves em pequenas porções, várias vezes ao dia. Ficar de estômago vazio não vai diminuir a ânsia”, explica Érica Mantelli, ginecologista e obstetra, de São Paulo.

Campeão de reclamações entre as futuras mamães, o aumento do volume das pernas ocorre devido à dilatação dos vasos sanguíneos, provocada pelo calor, que dificulta o retorno do sangue que desce para os membros inferiores. Porém, o problema pode ser evitado com soluções simples como deitar e deixar as pernas num ângulo de 45º, manter uma dieta balanceada e reduzir o consumo de sal. 

Exercitar-se com frequência, fazendo leves caminhadas, também ajuda o sangue a circular mais rápido, diminuindo o sintoma. “Ainda assim, se a perna estiver muito inchada, é aconselhável o uso de meias de compressão para amenizar o efeito”, afirma Érica. 

Manchas na pele
Com textura marrom ou esbranquiçada, as manchinhas de gravidez na pele são causadas pela reação do sol com os hormônios em excesso produzidos no período. Para evitá-las, as mulheres devem tomar sol antes das 10h e depois das 16h, sempre com a proteção de um potente filtro solar (no mínimo, 40 FPS) e de um chapéu.

Fonte: Agência Hélice Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade